Jovem Salva-Vidas

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, apenas 1,9% dos brasileiros doam sangue regularmente. Apesar da taxa estar dentro do parâmetro de 1 a 3% definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as demandas em sangue e hemoderivados dos hospitais e hemocentros exigem reforço e efetivo aumento do número de doadores em todo o País. A meta do Hemocentro Regulador do Estado do Rio de Janeiro - Hemorio é atingir e manter o percentual máximo definido pela OMS, 3%, até 2015.


O maior desafio da Fundarj é promover maior compreensão sobre a importância de ser um doador durante todo o ano, garantindo assim manutenção adequada das reservas.


E, nessa luta, a juventude é a nossa principal aliada!


Através do programa Jovem Salva-Vidas, alunos de escolas públicas e particulares participam de ações de conscientização e voluntariado com objetivo de divulgar a doação de sangue. 


O programa começa com a parceria com as escolas através da inclusão do tema no Plano Político Pedagógico da unidade. A partir daí, recebe apoio dos profissionais de saúde da Fundação Pró-Hemorio para realização de palestras, planejamento conjunto e visita ao ciclo de sangue no Hemorio. Além disso, são disponibilizadas vagas para professores e estudantes participarem de oficinas de formação de facilitadores cujo o objetivo é materializar o conceito de cidadania através da doação de sangue e da atenção às crianças e adolescentes com doença falciforme.


Ainda nas escolas, a Fundação realiza palestras com profissionais de saúde e do terceiro setor para maior contato com os estudantes e esclarecimento das principais dúvidas.


Os estudantes podem ainda se inscrever como voluntários do programa Jovem Salva-Vidas. Os jovens são incluídos em calendário de atividades sócio-educacionais no salão de doadores do Hemorio, participam de enquetes teatrais , de encontros semanais de arte e educação e atividades junto aos pacientes.


Faça parte também do Programa Jovem Salva-Vidas!


Cadastre a sua Escola


Peça mais informações através do email jovem.salvavidas@hemorio.rj.gov.br


Seja um doador!

voltar

    Espaço Conviver Espaço Conviver Facebook Espaço Conviver

Facebook

REDES SOCIAIS

CONTATO

Rua Frei Caneca, 8
Sala 334 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20211-030
Tels.: (21) 2242-5090
(21) 2507-1056
Fax.: (21) 2224-2765

Desenvolvido por www.laca.com.br